quinta-feira, dezembro 16

Pensar antes de falar



Se todo mundo parasse por pelo menos alguns instantes antes de falar ou fazer alguma coisa, talvez o mundo vivesse mais tranquilo.
Mas isso definitivamente não é uma característica do seres humanos, pelo menos não da maioria deles.
Tão certo é isso que, no dia da derrota colorada, até tiroteio saiu aqui em Lavras do Sul. Tudo por causa da famosa flauta que tocamos em caso de vexame do rival. Tanto é certo que, em Porto Alegre uma menina gremista levou uma pedrada que abriu o rosto com um corte e, tão certo é que o recém empossado (pela quinta vez) Presidente do Grêmio, Paulo Odone, soltou a língua sem o menor pudor e compostura devidas a um "líder".
A resposta colorada veio pelo texto do nosso atual Presidente Fernando Carvalho, na coluna do Hiltor Mombach do Jornal Correio do Povo que eu - também indignada com as besteiras que o tricolor falou - reproduzo agora, sem cortes e com muito prazer.

"Estamos nós colorados, aqui em Abu Dhabi, centro do mundo futebolístico, onde se disputa o campeonato mundial de clubes, mas não esquecemos de ouvir notícias da nossa terra. Quero saudar nessa linha, como desportista, colorado e adversário, a posse da nova diretoria do nosso co-irmão Grêmio Football Portoalegrense. Em especial o presidente recém empossado, meu amigo Paulo Odone Ribeiro, que em boa hora retorna ao palco futebolístico gaúcho, onde há muito vem fazendo história. 

Soube, aqui de longe, que o presidente tricolor, em seu discurso de posse, destinou ao Internacional grande parte da sua dicção. Em todas as vezes depreciando nossa participação no campeonato mundial de clubes de Abu Dhabi, certame que nenhum outro clube gaúcho disputou. 

Recebi de vários colorados referências a este respeito e não me contive lembrando as grandes conquistas do presidente gremista em sua história como dirigente. Duas delas, com certeza, foram marcantes, embora o Grêmio não tenha participado: nossa derrota para o Olímpia, em 89, e agora nosso inesperado revés contra o Mazembe africano.

Lembro, também, que o maior título do seu currículo valeu até DVD, e ocorreu em Recife, quando o Grêmio saiu da segunda divisão pela segunda vez. Claro que houve vários títulos gaúchos e uma Copa do Brasil, todavia não tão comemorados. Outras passagens que também recordo me remetem ao Gre-Nal do Século, quando o dirigente Paulo Odone era o presidente tricolor, bem como o Gre-Nal do Brasileirão de 2008, quando anunciou ter ido ao Beira-Rio de patrola e de lá saiu amargando sonoro 4 a 1. 

Por último, leitores e colorados, lembro que o maior título da nossa história, o campeonato oficial do mundo, em Yokohama, em 2006, tinha como presidente de nosso grande e centenário rival, meu amigo Paulo Odone, agora novamente entronizado. Se é possível contabilizar como vitória o revés do adversário, na mesma medida é possível contabilizar como derrota seu maior título. 

Para nós colorados, é muito melhor perder em Abu Dhabi do que ganhar em Recife."

Prefiro na verdade dizer que muito melhor do que passar o sufoco para subir para a primeira divisão é participar do Mundial de Clubes da Fifa, independente do resultado.

quarta-feira, dezembro 15

Derrota

Sim, me sinto derrotada e a única imagem bonita que tenho da eliminação colorada na tarde de ontem é essa:


É a vida, um dia as vitórias não são possíveis e a impressão que fica é que muita coisa poderia ter sido diferente. Cabeça fria e bola pra frente... só perde quem tá lá pra competir.

segunda-feira, dezembro 13

Mundial - A primeira batalha

Amanhã, terça-feira (14), inicia nossa trajetória rumo ao Bi do Mundial de Clubes da Fifa. E apesar de todo colorado saber que esse caminho é bem curtinho, também sabemos que a sorte precisa estar ao lado da competência dos jogadores.
Se em 2006 esteve, e tudo neste ano de 2010 caminhou exatamente da mesma forma que no primeiro campeonato mundial, acredito sim em nossas vitórias.
Entraremos em campo com o desconhecido time africano do Mazembe, que desclassificou o Pachuca do México, mas nada de salto alto, o negócio é botar o time em campo com toda força e garra que uma competição deste porte merece.
Só sei que vai ser bonito demais ver aquela galera colorada do outro lado do mundo torcendo como se estivesse em pleno Beira-Rio.
Torçamos J

sábado, dezembro 11

Natal



Este ano iremos passar o Natal em São Paulo, na casa da minha mãe e, então pensei muito se iria ou não decorar a casa para passar o mês de dezembro em clima natalino. Decidi que não... Este ano vamos apenas aproveitar a decoração da casa da "vovó" do Samuel e curtir as decorações que algumas casas fazem aqui por Lavras do Sul.

De qualquer forma fica uma dica pra quem tem curiosidade de saber o porque de cada símbolo usado nas decorações de Natal:
http://www.ronaldpsz.net78.net/index.php?p=1_3

terça-feira, dezembro 7

Procura-se: Vivo ou Vivo!!

Entoando o grito do amigo Jaime (feito pelo grupo OSDELAVRAS no Facebook) também estou à procura do lavrense mais longe do pago.


A idéia é encontrar o lavrense mais distante de Lavras e saber quanto tempo está fora, o que faz, com quem casou, se nunca mais veio à Lavras, etc. Prêmio para o lavrense encontrado que estiver mais distante: um banho no paredão com direito à banda e tudo mais. Prêmio para quem encontrar o lavrense mais distante: ter encontrado o lavrense mais distante.

Ao trabalho!!

quinta-feira, dezembro 2

Primeira Folha agora em Lavras do Sul

Queridos amigos,

O próximo sábado será marcado pelo retorno de um Jornal Impresso à nossa Lavras do Sul. Depois de muita negociação, o meu amado "filho" Ronda Lavrense une-se ao Jornal Primeira Folha da cidade de Candiota.
A parceria é um sonho antigo do João André Lehr, diretor do impresso, e terá trisemanalmente publicações sobre nosso município, da mesma forma comprometida com a verdade e identidade local.
Serei aqui a diretora e repórter e conto desde já com a participação de todos para que de fato este se torne o nosso Jornal.
As edições saem nas terças, quintas e sábados e serão disponibilizadas por meio de assinatura.
Essa primeira edição (4 de dezembro) já terá notícias daqui, então se ainda tiveram sugestão de pauta estou à disposição.

Conto com a força de vocês.

Um grande abraço

terça-feira, novembro 30

Quem quer dica de filme?

O ator Cuba Gooding Jr. e o médico Ben Carson


Nesta semana assisti há dois filmes biográficos, o primeiro Mãos Talentosas – A história de Bem Carson. Ele é um dos mais famosos neurocirurgiões do mundo e ficou famoso por realizar com sucesso a primeira cirurgia de separação de gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça.  A direção do filme é de Thomas Carter (o mesmo do filme No Balanço do Amor) e o papel principal foi feito pelo maravilhoso Cuba Gooding Jr.

Político e ativista gay Harvey Milk

E acabei de assistir o filme sobre a história de vida do político e ativista gay norte-americano Harvey Milk. Além da trajetória incrível de um homem que foi assassinado aos 48 anos, a interpretação do ator Sean Penn abrilhantou ainda mais a luta do primeiro homossexual assumido a ocupar um cargo público nos EUA. O filme foi gravado em 2008 e foi dirigido por Gus Van Sant, mesmo diretor de Gênio Indomável. O longa está na programação do Telecine Premium.

Para quem como eu adora histórias reais... Fica a dica!

domingo, novembro 14

Cabanha El Sopro

O ano de 2010 trouxe boas surpresas para nossa vida, uma delas foi a realização de um sonho que o Dudu tinha e acabou passando pra mim, foi a criação de uma Cabanha para criação de Cavalos Crioulos.
Para quem não sabe Cabanha é a denominação que damos para propriedades que tenham a criação de animais (cavalos, ovinos, bonivos).
Na realidade o início do sonho foi em novembro de 2009 quando adquirimos uma égua tostada, filha do Campeão do Freio de Ouro de 2004, LS Balaqueiro, a querida Que Luna da Marca Antiga.
Depois disso a movimentação de compra e venda fluiu com naturalidade, e acabamos adquirindo novos crioulos durante todo 2010.
O registro de nosso afixo aconteceu em outubro deste ano. Fizemos um "brainstorm" básico para chegar em um ou dois nomes que se aproximassem com a idéia que tínhamos. E para minha felicidade o nome que eu escolhi foi o que ficou.
Cabanha El Sopro que lembra nossa ventosa região, e que nos remete à idéia de prosperidade.

Ritzy do Infinito

Que nossos animais sejam assim, prósperos e que este sonho torne-se cada dia mais uma realidade.

sábado, novembro 13

Primavera em casa

Sempre tive muita vontade de ter um jardim florido, e quando tive a oportunidade de ter um pátio em casa não coloquei em prática. É que a casa não tinha o astral necessário para isso.
Agora já que não tenho pátio com "grama" estou inventando moda pra todos os lados. Dentro de casa flores e mais flores, no pátio comecei a comprar vasos maiores e plantar árvores com porte pequeno.

Olha só que lindas. As da sala (só está faltando meu pau d'água que tá malz)

E abaixo minhas suculentas, novas moradoras do meu pátio. São três tipos diferentes, mas todas com características parecidas de conservação.


Deixam minha casa mais viva, mais alegre e estão me dando enorme prazer em morar aqui.

quarta-feira, novembro 10

Para sempre lembrarei

Nem sei quantas horas realmente vivemos nestas últimas semanas, só sei que foram difíceis e pareciam não passar.
Ao mesmo tempo que dois lindos bebês surgiram na minha vida, algumas pessoas queridas saíram dela.
É inexplicável como em alguns instantes tudo pode mudar e o que antes parecia tão improvável está ali, como fato. A vida aqui nas "Lavra" é sempre tão igual, sempre tão previsível, que quando alguma coisa foge do ritmo é chocante e por vezes inaceitável.
Em dois anos 3 acidentes automobilísticos levaram à morte 6 pessoas daqui da cidade, o que para uma população de 8 mil e poucas pessoas é um índice muito alto.
Esse último feriado - de finados - levou três destes seis pra junto do "Papai do Céu", um deles tão especialmente querido pra minha família que nem acredito ainda. Só sei que a voz dele me chamando carinhosamente de "guriazinha" (mesmo eu estando quase nos 30) e me dando aquele abraço apertado (que igual só o do Waguinho) não sairão tão cedo da minha mente e da minha alma.

domingo, outubro 31

Eleições

Sem vontade alguma estou saindo daqui a pouco para votar. Esse segundo turno é uma grande decepção para mim, e tenho certeza de que para uma grande porção de nossa população. Porém, vou exercer meu papel e ir até a urna, clicar dois números e apertar no confirma.

Mesmo sem saber ao certo porque estou votando hoje, estou certa do que não quero e estou certa de que independente de quem hoje for eleito não será pela minha vontade.
Lamento muito o momento político que estamos vivendo, lamento muito terem nos feito engolir tanta corrupção e sinceramente nem sei ao certo se estou preparada para passar por tudo isso de novo. Mas vamos lá.

Que hoje tudo passe bem rápido.

terça-feira, outubro 26

Horta em casa

Faz um bom tempo que quero fazer uma horta em casa, principalmente porque quero que o Samuel tenha contato com este tipo de trabalho. Acho que colocar a mão na terra é essencial para que ele aprenda a importância da alimentação natural e então fizemos uma tentativa no início do ano, que acabou sendo destruída pelos cachorros.
Agora que os cães se mudaram para outro lugar faremos uma nova tentativa e,  fazendo buscas pela internet para aprender quais sementes são próprias para esta época, acabei achando em um site um ótimo incentivo para quem não tem muita experiência.
Como meu aniversário tá chegando, fica a dica pra quem não sabe o que me dar :)

Kit Cultivar em Casa

Tem vários tipos de mudas diferentes e o preço é muito atrativo. Vou experimentar!
Fiquei apaixonada!!

sábado, outubro 23

Não, não negocio!

Sou uma pessoa bem flexível, às vezes, até exageradamente, mas acredito que é assim que as coisas realmente tendem a funcionar. Não adianta querer mudar tudo à sua volta, mas adaptá-las para melhor lidar.
O problema é quando as coisas a minha volta estão tão erradas que não consigo fechar os olhos e simplesmente passar por cima.
Morar no interior nos deixa muito próximo a muitos mundos e, isso é o mais difícil.
Essa semana o "Estado" retirou de uma mãe, 4 ou 5 de seus filhos, dois dele porque a mulher colocou fogo na casa com eles dentro, e os outros pelo perigo que corriam. A mais nova tem menos de dois anos de idade.
Todos eles foram para o abrigo da cidade, o CEBEM (Centro de Bem-Estar do Menor), mas este nome é tão contraditório, como "bem-estar" se os pobrezinhos estarão fora de casa, com pessoas estranhas, em camas estranhas?
Um deles foge todos os dias, fica perambulando pela cidade, mas como julgá-lo se ele veio ao mundo sem querer (pelo menos não na visão espiritual).
Será que não é mais fácil criar projetos de saúde pública que previnam essa calamidade? Até porque já estamos cansados de saber que a grande maioria da população de baixa renda não sabe e/ou não quer utilizar meios de proteção, como pílula ou camisinha. Que esse tão poderoso "Estado" os obrigue então a se proteger, que crie meios de preservar que mais crianças nasçam apenas pelo prazer de cidadãos vítimas do maior mal da humanidade, a ignorância.

Ou vão continuar achando que é mais fácil abrigar?

Decoração

Sou uma apaixonada por decoração, passo horas e mais horas olhando sites, blogs e afins, vendo fotos, idéias, cores, e sempre termino a jornada com mil e uma idéias para minha casa.
O grande problema é que adorar decoração e colocá-la em prática, exige além de bom gosto um pouco de investimento.
Mas tendo criatividade, mesmo sem muita grana, podemos criar maravilhas.

Eu quero fazer algumas coisas na minha sala, e preciso de idéias, como adoro madeira acho que vou organizá-la toda com este elemento.
E quero utilizar peças com colagem, do mesmo tipo da minha mesinha que forrei com tecido florido:





Ela ficou assim:


Adoro criar coisas, então mãos à obra, hoje vou mudar tudo na sala. :)

segunda-feira, outubro 18

Mais trampo

O ensaio de gestante da Natália deu tão certo que já tive mais duas grávidas querendo fazer igual.Só estou esperando elas marcarem o dia pra fazer os trabalhos. Já pensei alguns outros cenários, pra não repetir logo de cara o Parque do Sindicato Rural, que é lindo, mas que vai cansar se começar a fazer só por lá, não é?!
O próximo ensaio será com o casal, o que me dará mais opções de foto, acho que fica bacana ter fotos com o pai também.
Mas enquanto este ensaio não sai deixo aqui mais duas fotos da Natália.



quinta-feira, outubro 14

Não doeu nada :)

Pronto, demorei mais voltei para falar sobre o ensaio da gravidinha que eu fiz.
Na verdade as fotos acabaram rolando na terça, dia do feriado, porque na segunda ela teve que desmarcar. Ontem passei o dia em Bagé e não deu tempo de postar nada aqui. Mas pra quem ainda não viu nas minhas redes sociais e álbuns de fotos espalhados por aí, vai uma provinha de um ensaio muito divertido, sem dificuldades e que ficou (pra mim) L-I-N-D-O!









E o melhor de tudo é saber que já rendeu bons contatos, já tenho dois ensaios por marcar.
Estou muito feliz.

domingo, outubro 10

Primeira vez

Já tem um bom tempo que estou me preparando pra começar a fotografar profissionalmente, e nisso já tive a oportunidade de fotografar dois aniversários de 15 anos por exemplo, que é complicado de fazer sozinha e não perder nenhum momento. Já fotografei muitos eventos, por causa do Jornal, já fiz formatura, muitas fotos de bicho (rodeios, remates), alguns shows, e é claro diariamente foto de criança, já que tenho em casa um modelo pra lá de perfeito.
Mas agora vou fazer meu primeiro ensaio fotográfico, é uma menina chamada Natália e, ela tá grávida de 8 meses. Marcamos pra segunda-feira de manhã e espero que o tempo colabore.
Tenho certeza que a modelo vai colaborar, porque é uma menina que curte se fotografar, dei todas as orientações sobre o que vestir, como se maquiar, então acho que vai ficar tudo bom.
Não posso negar que estou nervosa, apreensiva pra ver se o ensaio vai ficar bacana e não vai ficar brega. Mas estudei muito tempo foto de tudo quanto é fotógrafo, e minha máquina apesar de ser semi-profissional é de muito boa qualidade e tem vários opcionais de profissional.

Enfim, que Deus esteja comigo... porque a primeira vez a gente nunca esquece. :)

Fiquem com algumas fotos que já tirei profissionalmente:









Segunda à noite coloco alguns momentos do ensaio. :)

sexta-feira, outubro 8

Lá fora

Tenho estado pra variar meio ausente daqui, mas é que o retorno pra Lavras me traz uma série de ocupações e aí o tempo pra para pra escrever fica escasso.
Mas vamos lá.
No último domingo dia 3 de outubro, além de cumprir minhas obrigações eleitorais, fui ao Taboleiro ver meu pai que completou 52 anos de vida.
O tempo passa mesmo, porque pra mim tanto ele quanto minha mãe pararam nos 30 e poucos e, até prefiro imaginá-los sempre assim.
Mas, como não podemos alterar os planos divinos, aqui estou eu, falando sobre mais um ano de vida do meu pai e como é lindo vê-lo ao lado do meu filho.

Vejam só:

 um beijo e bom final de semana..

domingo, setembro 5

E-mails que valem ouro

Recebi por e-mail e achei que valesse muito a pena passar à diante.
30 dicas para escrever bem. Vamos conhecer?

1. Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc.

2. É desnecessário empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

3. Anule aliterações altamente abusivas.

4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.

5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou?? ...então valeu!

9. "Porra", palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa "merda".

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".

13. Frases incompletas podem causar

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

15. Seja mais ou menos específico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. Utilize a pontuação corretamente especialmente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

19. Quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O texto fica horrível!!!!!

25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão das idéias nelas contidas e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, dessa forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

27. Seja incisivo e coerente; ou não...

28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando dessa maneira irritante.

29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras... nada de mandar esse trem... vixi... entendeu, bichinho?

30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar, já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar. 

terça-feira, agosto 31

De volta

Finalmente postando de casa, depois de um mês e uma semana voltamos para Lavras do Sul, nossa casinha, maridinho e rotina.

A cidade continua na mesma, com apenas duas diferenças na arquitetura, uma absurda já que colocaram abaixo mais um prédio histórico do município, outra boa já que reformaram o antigo Grupo Escolar Pedro Américo, atual Escola Licínio Cardoso.

Olha só a foto da fachada que foi abaixo (Foto: Fernanda Ricalde Teixeira):


A foto da escola eu fico devendo, mas logo eu faço um registro e posto por aqui.

quinta-feira, agosto 26

Dia de bagunça

Os canais infantis sempre me ajudam muito durante as viagens com o Sam, acho que se não fossem eles eu ficaria louca, como minha mãe diz "criança fora de casa sempre dá mais trabalho".

Aqui na casa da Vovó Doda tem a Discovery Kids e ele passa os dias revezando horários de brincadeiras com horários dos programas prediletos.

Um dos favoritos dele é o Mister Maker, que é um programa que ajuda na estimulação da criatividade da criança, utilizando todo tipo de material para criar coisas. Quem conhece meu filho sabe o quanto ele é curioso, criativo e bom de memória, então rapidamente já decorou os textos do programa e se tornou o Mister Maker da casa.

Ontem fizemos uma das artes do programa e foi uma delícia, como diz o MM e o Sam foi a parte mais "melequenta".

Pintura Plaft pra vocês:




quinta-feira, agosto 19

Festa Colorada em São Paulo

Coisa linda de se ver... procurei pelo orkut o local onde os torcedores do Inter em São Paulo se reuniam, e caí no melhor lugar para passar a vitória do colorado na Libertadores.
Vejam algumas fotos:


Obrigada meu Inter



Não preciso dizer nada... essa imagem diz tudo! Obrigada meu Colorado.

Pode gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...