quarta-feira, fevereiro 23

Carnaval? Lavras: sempre!

Crédito: Panorama Lavrense

Muito já falei sobre o Carnaval de Lavras aqui neste blog. Mas nunca fiz uma análise sobre os motivos que levam essa festa ao topo da lista dos melhores carnavais do Estado, quiçá do país.
Sempre que sugeria aos meus amigos passarem os dias de carnaval na cidade onde cresci, as primeiras coisas que falava eram sobre a disputa entre os blocos e o fato das bandas do clube ainda tocarem marchinhas carnavalescas.
Quem gosta de tradição sente-se muito bem nos salões do centenário Clube Comercial. E aquela banda que se atrever a tocar outros ritmos sem ser marchinha, axé ou samba está correndo risco de ser “banido” da cidade.
No último carnaval teve sócio enfurecido subindo no palco para reclamar o fato do grupo musical estar tocando Capital Inicial em plena noite de folia.
Com pouco mais de 6 mil habitantes, Lavras do Sul triplica diariamente sua população nas noites e abriga foliões de toda a região, mais Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, e outras tantas cidades espalhadas pelo Brasil à fora.
A programação dos blocos é um verdadeiro atrativo. Nas manhãs de carnaval os blocos se dividem para realização dos churrascos, já tradicionais e com dias e locais fixos. À tarde o povo vai para as ruas assistir o retorno dos blocos em suas não menos tradicionais carreatas.
Fora isso ainda existe a famosa passeata do Grupo dos Relaxados e as Rádios Mogando e Galocha – dos blocos Grupo dos Relaxados e Vae de Qualquer Geito respectivamente – que são uma sátira à tudo que aconteceu de bom e de ruim no ano anterior.
A Prefeitura criou há alguns anos o Carnaval de Rua, que atrai um público gigantesco para a praça Licínio Cardoso e arredores, com praça de alimentação, contratação de uma grande banda e a promessa de quatro dias de muita festa.
Como mulher e filha de sócios do Clube, sinto pela instituição do Clube Comercial que tanto perdeu com essas novas gerações, que preferem estar na muvuca boa da rua e deixam de saborear as delícias do inesquecível salão que costuma literalmente tremer as estruturas todos os anos, há tantos anos. Talvez a culpa seja de fato de algumas diretorias passadas terem preferido meter a mão na grana e deixar de criar atrativos para segurar essa gurizada que hoje em dia não dá a menor bola para um patrimônio histórico de nossa querida Lavras. Quem ainda pula o carnaval do Comercial tenho certeza que ainda tem o melhor de todos os carnavais desse mundo, quem pula na rua talvez também tenha sensações que eu desconheço e pelo número enorme de pessoas que participam talvez seja também o melhor dos carnavais.
De qualquer forma, venha provar dessa magia que só Lavras do Sul têm a oferecer.

Um comentário:

Ana disse...

Bacana...

Adoro o Carnaval de Lavras, principalmente pela chance de reencontrar tantos amigos!
(Cada um gosta por algum motivo especial, não é??)

Beijooo!

Pode gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...